Operador de caixas
Aprenda a registrar o valor de todas as mercadorias ou serviços que são comercializados na empresa, além de atendimento ao público, pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais.
Ficha técnica
- Carga horária média: 20 horas
- Pré requisitos: Conhecimentos básicos em informática.
- Público alvo: Destina-se às pessoas que desejam trabalhar operando um sistema PDV ou àquelas que já trabalham na área.
- Objetivo: Preparar o aluno com conhecimentos na profissão de Operador de Caixa, sistema PDV, atendimento ao público, abertura e fechamento de caixa, movimentações em máquinas de cartões de débito e crédito, consulta de cheques etc.
- Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
Conteúdo programático
Atividade 1 – Introdução: Apresentar o que será estudado no curso, bem como a profissão de Operador de Caixa, a busca de emprego e a elaboração de um currículo.
Atividade 2 – Primeiro Dia de Trabalho: Mostrar o ambiente de trabalho, falar sobre o período de adaptação do Operador de Caixa, hierarquia da empresa, produtos e serviços oferecidos. Além de ensinar os tipos de comércio: varejista e atacadista.
Atividade 3 – A Frente de Caixa: Falar sobre a frente de caixa, com o foco nas funções do atendente de informações, fiscal de caixa, empacotador e claro, o operador de caixa.
Atividade 4 – O Operador de Caixa: Ensinar como deve se desenvolver o trabalho do operador de caixa. E, mostrar um pacote de equipamentos gerenciados por um software de computador conhecido como PDV (ponto de venda).
Atividade 5 – As Formas de Pagamento: Treinar o aluno com as várias opções em que o cliente pode efetuar o pagamento, sendo em dinheiro, cheque, cartões de crédito ou débito, ticket, entre outros.
Atividade 6 – Ética, Segurança e Perdas: Mostrar que todo e qualquer operador deve ter como princípios básicos de sua atuação duas qualidades: profissionalismo e ética. Além de treinar o aluno em como evitar furtos na empresa.
Atividade 7 – Atendimento ao Cliente: Treinar o aluno para dar um bom atendimento ao cliente, deixando-o satisfeito e fidelizado.
Atividade 8 – Treinamento Operacional: Ensinar o aluno a operar o software utilizado pelo sistema da empresa, PDV (ponto de venda), em sua rotina como operador de caixa.
Atividade 9 – Cobrança, Juros e Porcentagem: Preparar o operador de caixa para lidar com situações de cobrança, cálculos de juros e porcentagem.
Atividade 10 – Ergonomia: Conscientizar o aluno que é preciso manter uma boa postura corporal para prevenir lesões no trabalho.