Kids, módulo 1
O curso KIDS, da Advance, tem como objetivo familiarizar a criança com o mundo da informática, através de atividades, jogos, brincadeiras e exercícios divertidos e educativos.
Ficha técnica
- Carga horária média: 35 horas
- Pré requisitos: Os alunos devem ser alfabetizados
- Público alvo: O curso é destinado a crianças alfabetizadas
- Objetivo: Os recursos utilizados têm por objetivo principal desenvolver na criança uma familiaridade com o mundo da informática, através de atividades e exercícios divertidos
- Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila
Conteúdo programático
Este curso faz parte do Pacote Essencial 4.1 da metodologia liww (confira aqui).
Atividade 1 – O Computador: O aluno aprende para que serve o computador e como ele funciona, quais os cuidados que deve ter com ele, como ligar e desligar o computador corretamente.
Atividade 2 – O Windows e as janelas: Esta atividade ensina o que é o Windows, para que ele serve e como acessar os programas do computador, controlando as janelas que vão sendo abertas. Também ensina a mudar o papel de parede.
Atividade 3 – Desenhando no computador: Nesta aula sobre desenhos, a criança explora as ferramentas do programa Paint, desenvolvendo sua criatividade e habilidades artísticas.
Atividade 4 – Navegando na internet: O aluno aprende o que é Internet, como ela funciona e como entrar no Internet Explorer. Também aprende a navegar pelos sites e a gravar os sites favoritos. Durante a aula o aluno explora sites infantis, divertidos e educativos.
Atividade 5 – Unidades de armazenamento: Nesta atividade, são apresentados os discos: disco rígido, pendrive, CDs e DVDs. O aluno aprende para que eles servem, os cuidados que deve ter com eles, como usá-los e a importância de gravar as informações. Também estuda sobre arquivos e pastas e como manipulá-los (copiar, mover, renomear e apagar arquivos e pastas).
Atividade 6 – Criando textos: Nesta atividade o aluno aprende a digitar textos com historinhas infantis, aprende a formatá-los e também a gravá-los. Tudo isso feito com figuras, cores e textos divertidos e interessantes.
Atividade 7 – Usando a Calculadora: Aqui o aluno aprende a utilizar a calculadora simples do Windows fazendo cálculos matemáticos (adição, subtração, multiplicação e divisão) e resolvendo problemas matemáticos durante um jogo de desafio.